Orla Charitas
proposta para o concurso da Orla de Charitas, Niterói, 2021
Arquitetura
Ayako, Felipe Gonzalez, Mariana Monnerat, Tainá Binato, Lucas di Gioia e Frederic Leyenberger
Imagens
Frederic Leyenberger
O bairro de Charitas, acolhido entre mar e montanha, é cercado por vistas e panoramas em todas as direções. No processo de reestruturação da sua orla é essencial valorizar não apenas o bem cultural protegido – a paisagem ampla da Cidade do Rio de Janeiro - mas também o meio ambiente natural que a circunda. Atenção especial deve ser dada à questão do saneamento, mais especificamente em relação à drenagem, armazenamento, filtragem e reutilização das águas pluviais.
A proposta pretende transformar a orla de Charitas em referência de sustentabilidade ao propor um sistema fechado que consiga, através de soluções baseadas na natureza, lidar com problemáticas típicas do desenvolvimento urbano como poluição, alagamentos e ilhas de calor.
Proporcionar um espaço contínuo e autossuficiente que incorpore o meio ambiente natural e as diversidades programáticas já presentes na região e que possua vocação para a formação individual e coletiva dos frequentadores da região. Para além de uma orla, um modelo de gestão e desenvolvimento.
Um convite à construção coletiva do lugar.